LINKS BONUS
A Engenharia Civil é o ramo da engenharia que engloba a concepção, o projeto, construção e manutenção de todos os tipos de infraestrutura necessários ao bem estar e ao desenvolvimento da sociedade, além da preservação do ambiente natural. Desta forma, esta área dedica-se à criação de edifícios, pontes, túneis, usinas geradoras de energia, indústrias e inúmeros outros tipos de estrutura.
Desde o início da história, os humanos passaram a construir seus próprios abrigos utilizando os elementos naturais ao seu redor. Posteriormente, as estruturas adquiriram características cada vez mais complexas, reflexo do desenvolvimento das técnicas. Passou-se então, a utilizar conhecimentos científicos nesta área, de forma que as dimensões, a resistência e outros atributos de uma determinada obra podiam ser estimados. Novos materiais passaram a ser utilizados, sobretudo ferro e cimento, que possibilitaram o surgimento das grandes estruturas que hoje compõem o cenário do mundo moderno.
Desta forma, a formação de um engenheiro civil é fortemente ligada às ciências exatas. Contudo, um bom profissional deve conter muitos outros atributos, principalmente habilidades em comunicação e de análise racional dos fatos, além de seguir um código de ética, visto que suas obras influenciam significativamente em todos os segmentos da sociedade. Dada a vasta abrangência, a engenharia civil divide-se em vários campos específicos, desde geotecnia, mapeamento, até transportes, construção e estrutural, dentre muitas outras.
A designação "engenharia civil" foi inicialmente utilizada por oposição à de "engenharia militar". Designava assim, toda a engenharia não militar. Como o passar do tempo e na maioria dos países, o termo passou a ser utilizado apenas num âmbito mais restrito, referindo-se apenas ao ramo da construção, com os outros ramos da engenharia a receberem designações distintas. Contudo, em alguns países como a Bélgica, a Dinamarca, a França, a Noruega e a Suécia, os engenheiros não militares são ainda genericamente referidos como "engenheiros civis", independentemente da sua especialidade ser a construção ou outra (mecânica, química, eletricidade, etc.).
O Plano da EUA: construção de cruzamentos Protegidos
Quatro cidades norte-americanas, Austin, Salt Lake City, Davis e Boston, estão a avançar com grandes projetos de construção de interseções viárias protegidas. Os Cruzamentos Protegidos permitem que os ciclistas e automobilistas circulem com mais segurança e fluidez. O conceito, inspirado na geometria dos cruzamentos rodoviários/cicloviários da Holanda, foi adaptado para a realidade dos EUA pelo urbanista Nick Falbo, tendo sido considerado de importância fundamental para o futuro da infraestrutura ciclo viária americana.
Testes e Ensaios Experimentais em Engenharia de Estruturas no Museu do DECivil-IST
No próximo dia 23 de Junho, pelas 18h00, decorre no Museu do Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, o curso Ensaios Experimentais na Engenharia de Estruturas e na Construção. O curso, organizado pelo Laboratório de Estruturas e de Resistência dos Materiais (LERM), é dirigido a profissionais dos setores da engenharia, construção civil e obras públicas.
Inovador Escudo Defletor Aumenta o Desempenho de Turbinas Eólicas
A multinacional norte-americana General Electric (GE) anunciou o desenvolvimento de um dispositivo que, de forma simples e barata, permite um incremento significativo da eficiência de turbinas eólicas. O ecoROTR é uma espécie de escudo defletor, em forma de cúpula, que redireciona, de forma otimizada os fluxos de ar para as pás giratórias e que pode ser acoplado a rotores de torres eólicas convencionais. A GE promete um aumento de desempenho que pode chegar aos 3%.
VÍDEO
Nenhum comentário:
Postar um comentário