sexta-feira, 5 de junho de 2015

LINKS BONUS E VÍDEOS



                                                          LINKS BONUS




A Engenharia Civil é o ramo da engenharia que engloba a concepção, o projeto, construção e manutenção de todos os tipos de infraestrutura necessários ao bem estar e ao desenvolvimento da sociedade, além da preservação do ambiente natural. Desta forma, esta área dedica-se à criação de edifícios, pontes, túneis, usinas geradoras de energia, indústrias e inúmeros outros tipos de estrutura.
Desde o início da história, os humanos passaram a construir seus próprios abrigos utilizando os elementos naturais ao seu redor. Posteriormente, as estruturas adquiriram características cada vez mais complexas, reflexo do desenvolvimento das técnicas. Passou-se então, a utilizar conhecimentos científicos nesta área, de forma que as dimensões, a resistência e outros atributos de uma determinada obra podiam ser estimados. Novos materiais passaram a ser utilizados, sobretudo ferro e cimento, que possibilitaram o surgimento das grandes estruturas que hoje compõem o cenário do mundo moderno.
Desta forma, a formação de um engenheiro civil é fortemente ligada às ciências exatas. Contudo, um bom profissional deve conter muitos outros atributos, principalmente habilidades em comunicação e de análise racional dos fatos, além de seguir um código de ética, visto que suas obras influenciam significativamente em todos os segmentos da sociedade. Dada a vasta abrangência, a engenharia civil divide-se em vários campos específicos, desde geotecnia, mapeamento, até transportes, construção e estrutural, dentre muitas outras.
A designação "engenharia civil" foi inicialmente utilizada por oposição à de "engenharia militar". Designava assim, toda a engenharia não militar. Como o passar do tempo e na maioria dos países, o termo passou a ser utilizado apenas num âmbito mais restrito, referindo-se apenas ao ramo da construção, com os outros ramos da engenharia a receberem designações distintas. Contudo, em alguns países como a Bélgica, a Dinamarca, a França, a Noruega e a Suécia, os engenheiros não militares são ainda genericamente referidos como "engenheiros civis", independentemente da sua especialidade ser a construção ou outra (mecânica, química, eletricidade, etc.).

O Plano da EUA:  construção de cruzamentos Protegidos 

  
Imagem do Dia: EUA Avançam com Plano de Construção de Cruzamentos Protegidos
Quatro cidades norte-americanas, Austin, Salt Lake City, Davis e Boston, estão a avançar com grandes projetos de construção de interseções viárias protegidas. Os Cruzamentos Protegidos permitem que os ciclistas e automobilistas circulem com mais segurança e fluidez. O conceito, inspirado na geometria dos cruzamentos rodoviários/cicloviários da Holanda, foi adaptado para a realidade dos EUA pelo urbanista Nick Falbo, tendo sido considerado de importância fundamental para o futuro da infraestrutura ciclo viária americana.
 


Testes e Ensaios Experimentais em Engenharia de Estruturas no Museu do DECivil-IST  

Testes e Ensaios Experimentais em Engenharia de Estruturas no Museu do DECivil IST
No próximo dia 23 de Junho, pelas 18h00, decorre no Museu do Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, o curso Ensaios Experimentais na Engenharia de Estruturas e na Construção. O curso, organizado pelo Laboratório de Estruturas e de Resistência dos Materiais (LERM), é dirigido a profissionais dos setores da engenharia, construção civil e obras públicas.
 

 Inovador Escudo Defletor Aumenta o Desempenho de Turbinas Eólicas  

Imagem do Dia: Inovador Escudo Defletor Aumenta o Desempenho de Turbinas Eólicas
A multinacional norte-americana General Electric (GE) anunciou o desenvolvimento de um dispositivo que, de forma simples e barata, permite um incremento significativo da eficiência de turbinas eólicas. O ecoROTR é uma espécie de escudo defletor, em forma de cúpula, que redireciona, de forma otimizada os fluxos de ar para as pás giratórias e que pode ser acoplado a rotores de torres eólicas convencionais. A GE promete um aumento de desempenho que pode chegar aos 3%.











                           VÍDEO




Nenhum comentário:

Postar um comentário